Um modelo de gestão para orientar toda a empresa para o que realmente importa


Bons planos não são mais do que ideias e documentos se não forem colocados em prática. Para isso é fundamental a definição de objetivos, a coordenação de atividades, motivações, esforços e a alocação de recursos. Em outras palavras, a melhor estratégia não é nada sem um bom modelo de gestão que suporte sua execução.

Importante salientar que qualquer empresa, tem seu próprio modelo de gestão, mesmo que seus dirigentes e colaboradores não se deem conta. Isso porque um modelo de gestão refere-se à forma como a empresa organiza suas atividades (tarefas) e seus recursos (incluindo pessoas) com a aplicação de procedimentos, normas e regras (estrutura). O modelo de gestão da empresa reflete sua cultura organizacional, seus valores, visão e missão (estratégia).

Ao auxiliar na formulação da estratégia 2022 do Sebrae, tive preocupações sobre as maneiras de viabilizar sua execução para efetivamente mobilizar toda a empresa rumo à direção desejada. Era necessário ajustar os incentivos, o fluxo de informação e aumentar a qualidade do processo decisório, buscado a excelência operacional, e ao mesmo tempo criando um ambiente favorável a inovações. Era necessário aperfeiçoar e comunicar a todos o modelo de gestão da empresa. 

Como mencionei, ainda que toda a organização tenha, mesmo que de forma implícita, um modelo de gestão, decidimos tornar explícito esse modelo, para que todos os colaboradores pudessem melhor compreender a importância de seu próprio trabalho e as inter-relação entre as diversas práticas de gestão que toda empresa deve ter. Era importante tornar evidente, por exemplo, o elo entre o planejamento e os indicadores estratégicos da organização e entre estes e o programa de incentivos ou de participação em resultados.

Nosso objetivo era que o modelo pudesse expressar 4 premissas ou conceitos críticos:

1. Integração e reforço entre os elementos da gestão: deveriam estar evidentes e relacionados todos os principais elementos da gestão, como a estratégia, os projetos/processos, as pessoas e o conhecimento; mais do que isso, era necessário integrar as práticas de gestão, por exemplo relacionando os indicadores estratégicos aos resultados dos projetos e entre tais resultados e as metas individuais do programa de remuneração variável.

2. Organização das esferas decisórias: a boa estrutura de governança é um aspecto chave à execução de qualquer plano; buscávamos tornar mais sistemático os ritos de análise e decisão das diversas instâncias da organização desde o(a) colaborador(a), passando pelas reuniões de gerentes com suas equipes, diretoria, até o conselho.

3. Foco em resultados e utilização de indicadores: como saber se um objetivo foi atingido sem uma definição de desempenho? A definição de resultados por meio de indicadores é essencial tanto para a gestão estratégica como para a gestão dos processos da organização.

4. Noção de ciclo (sem um fim definido): Como argumentou Jim Collins no livro “Feitas para Durar” as empresas devem buscar sua continuidade. Não há uma linha de chegada ou um ponto em que se pode relaxar. Portanto, a gestão deve ser entendida em ciclos e visando a contínua melhoria.

Partindo de todos esses conceitos e do rol de práticas e ferramentas de gestão presentes na empresa, documentamos os relacionamentos e os fluxos entre as práticas. Não pretendíamos e não era absolutamente necessário partir da estaca zero, afinal o Sebrae era uma empresa com mais de 40 anos de história e portanto com um modelo de gestão próprio. Contudo, era necessário aperfeiçoar e sistematizar o modelo, reconhecendo a necessidade de mudanças em atitudes e na cultura organizacional. O quadro abaixo expressa a síntese desse trabalho, posicionando melhor os ritos e ações ao longo de ciclos anuais. 

  
Reconhecemos desde o início que demonstrar um novo modelo de gestão por meio de fluxogramas seria uma forma muito árida de comunicação e portanto inapropriado ao alcance e impacto pretendidos. Era fundamental desenvolver uma estratégia de comunicação, bastante visual e marcante, que pudesse ser utilizada como elemento agregador das diversas práticas de gestão e exprimisse os 4 conceitos já referidos. Um desafio criativo. O que aconteceu na sequencia foi um bom exemplo de inovação a partir de ideias e conceitos inesperados. A Carolina, estagiária da unidade e que cursava design, me apresentou um diagrama móvel em papel e que poderia muito bem servir ao propósito. A partir dessa ideia desenvolvemos um folder peculiar. Ele era móvel e tridimensional (veja abaixo)




Com esse diagrama 3D pudemos explorar alguns conceitos interessantes:

a. Na face do diagrama, constam os conceitos e fundamentos do modelo: a estratégia no centro, a execução de projetos e processos, os recursos humanos (pessoas) e financeiros necessários, o conhecimento e aprendizados envolvidos e a regulação que impõe os limites de atuação.

b. No verso do diagrama constam as ferramentas e metodologias particulares do Sebrae: por exemplo, no verso de pessoas estão o sistema de gestão de pessoas (SGP) e o programa de incentivos. 

c. Giros e ciclos com velocidades distintas: girando mais rápido estão os processos, que precisam ser executados conforme os princípios do PDCA (Plan-Do-Check-Act). Contudo, de tempos em tempos é necessário avaliar tais processos, aprender com erros e acertos e melhorar. Por isso, o eixo de “conhecimento e aprendizado” possui um ciclo mais longo.

Poderia discorrer nesse artigo sobre todos os outros elementos desse modelo, mas recomendo o vídeo abaixo desenvolvido justamente com esse intuito:

 As circunferências concêntricas, todas ligadas a um eixo traduzem a noção de ciclos, ou seja, a ideia de movimentos sem um fim estabelecido. Essa dinâmica assemelha-se ao funcionamento de um giroscópio que é um instrumento físico muito utilizado como instrumento de navegação, por exemplo para o posicionamento de veículos espaciais. Veja abaixo um vídeo que demonstra um giroscópio em ação.

Para resumir, o modelo de gestão atua como um instrumento de navegação, orientando a organização rumo à sua estratégia e ao alcance dos resultados. Tal instrumento é capaz de fazer um contra peso a ações que possam tentar tirar a empresa de seu rumo.  A estratégia é a força motriz e, ao mesmo tempo, o eixo que movimenta e conecta todos os elementos da gestão da empresa com vistas ao cumprimento de seus objetivos.

Veja uma apresentação sobre modelo de gestão do Sebrae:

Clique aqui na Teia de ideias do Blog, encontre esse post e veja como ele está relacionado a muitas outras ideias. 

Gostou desse artigo? Deixe um comentário e compartilhe esse post em suas redes sociais (Facebook, LinkedIn, WhatsApp, etc.), clicando nos links ao lado ou abaixo.

Sobre Fabio Hideki Ono

Um economista em busca de aprendizado e que acredita que boas práticas de gestão podem efetivamente levar ao desenvolvimento sustentável.

Clique aqui para saber mais um pouco

2 comentários:

  1. Where to Bet on Sports To Bet On Sports In Illinois
    The best sports bet types and 토토 사이트 모음 bonuses available in Illinois. The most common sports betting options available. Bet www.jtmhub.com $20, Win 바카라사이트 $150, 출장마사지 Win $100 or

    ResponderExcluir