Que tal visualizar dados econômicos do Paraná? Como está distribuído o nível de escolaridade no Estado? Quais foram as taxas de crescimento dos municípios entre 2000 e 2010? E o nível de diversidade de atividades econômicas?
Apresento essas informações no aplicativo desenvolvido em Tableau a partir de dados do Ipardes/IBGE e Dataviva. Selecione o período e escolha uma variável e os municípios de interesse. Avalie a distribuição dessa variável no histograma, selecionando o intervalo mais conveniente.
Confirmando a lógica da complexidade econômica, podemos constatar no gráfico logo acima uma relação positiva entre diversidade produtiva e a renda per capita dos municípios. Isso confirma a tese que locais com maior conhecimento produtivo tendem a ser mais prósperos, sob o ponto de vista da renda per capita.
Caro Fabio, é muito importante acordar para as sociedades do conhecimento e mais, ser eficiente no que se faz. Tudo muito bem colocado na sua apresentação. Temos de insistir em melhorar a nossa educação, pois, concordando com Peter Drucker: "Produtividade é a história do homem para de libertar da pobreza." e produtividade é resultado de "know-how". Recomendo a leitura de Why Do Some Countries Produce So Much More Output per Worker than Others? de Robert Hall e Charels Jones (Standford).
ResponderExcluirExcelente Fábio !
Roberto Zürcher -Economista
Caro amigo Roberto,
ExcluirMinha sinceras desculpas por não ter respondido seu comentário antes. Uma desatenção minha. Agradeço seus comentários. Não conhecia essa boa citação de Peter Drucker e que me fez lembrar de uma outra citação, dessa vez do Paul Krugman, para quem: “produtividade não é tudo, mas no longo prazo é quase tudo”. Agradeço também a referência do texto do Robert Hall. Já que estamos trocando ideias, compartilho um conjunto de conceitos interessantes ao argumento de sociedades do conhecimento que o livro do Stiglitz e Greenwald “Creating a Learning Society” que estende a importância central do conhecimento para aprendizado.
Abraços
Fabio