Crescimento Econômico e Diversidade Produtiva: visualizando dados do Paraná

Que tal visualizar dados econômicos do Paraná? Como está distribuído o nível de escolaridade no Estado? Quais foram as taxas de crescimento dos municípios entre 2000 e 2010? E o nível de diversidade de atividades econômicas?

Apresento essas informações no aplicativo desenvolvido em Tableau a partir de dados do Ipardes/IBGE e Dataviva. Selecione o período e escolha uma variável e os municípios de interesse. Avalie a distribuição dessa variável no histograma, selecionando o intervalo mais conveniente.



Confirmando a lógica da complexidade econômica, podemos constatar no gráfico logo acima uma relação positiva entre diversidade produtiva e a renda per capita dos municípios. Isso confirma a tese que locais com maior conhecimento produtivo tendem a ser mais prósperos, sob o ponto de vista da renda per capita.

Se tiver interesse em obter a base dados em Excel entre em contato comigo.

Gostou desse artigo? Deixe um comentário e compartilhe esse post em suas redes sociais (Facebook, LinkedIn, WhatsApp, etc.), clicando nos links ao lado ou abaixo.

Sobre Fabio Hideki Ono

Um economista em busca de aprendizado e que acredita que boas práticas de gestão podem efetivamente levar ao desenvolvimento sustentável.

Clique aqui para saber mais um pouco

3 comentários:

  1. Caro Fabio, é muito importante acordar para as sociedades do conhecimento e mais, ser eficiente no que se faz. Tudo muito bem colocado na sua apresentação. Temos de insistir em melhorar a nossa educação, pois, concordando com Peter Drucker: "Produtividade é a história do homem para de libertar da pobreza." e produtividade é resultado de "know-how". Recomendo a leitura de Why Do Some Countries Produce So Much More Output per Worker than Others? de Robert Hall e Charels Jones (Standford).
    Excelente Fábio !
    Roberto Zürcher -Economista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Roberto,
      Minha sinceras desculpas por não ter respondido seu comentário antes. Uma desatenção minha. Agradeço seus comentários. Não conhecia essa boa citação de Peter Drucker e que me fez lembrar de uma outra citação, dessa vez do Paul Krugman, para quem: “produtividade não é tudo, mas no longo prazo é quase tudo”. Agradeço também a referência do texto do Robert Hall. Já que estamos trocando ideias, compartilho um conjunto de conceitos interessantes ao argumento de sociedades do conhecimento que o livro do Stiglitz e Greenwald “Creating a Learning Society” que estende a importância central do conhecimento para aprendizado.
      Abraços
      Fabio

      Excluir