Meu intuito aqui é disponibilizar um conjunto de ferramentas aplicáveis na resolução de diversos desafios no campo da gestão pública e empresarial e com vistas ao desenvolvimento sustentável.
Teoria da Mudança / Cadeia de Resultados
Visa descrever como uma intervenção é pensada para gerar os resultados desejados, estabelecendo uma lógica causal de como e porque a intervenção alcançará os resultados pretendidos. Em outras palavras, trata-se de uma cadeia de resultados que detalha a lógica causal desde o início do projeto, começando com os recursos disponíveis, até o final, analisando os objetivos de longo prazo.
Clique aqui para fazer o download do modelo em PowerPoint.
Diagrama de Causa-Efeito (Ishikawa) e os 5-Porquês
O diagrama Ishikawa tem origem no seu criador, Kaoru Ishikawa que desenvolveu a ferramenta com a ideia de fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra. Já a técnica dos 5-porquês pode ser utilizada em conjunto com o diagrama de Ishikawa para se determinar as causas-raízes de um problema repetindo-se por até 5 vezes a pergunta “por que isso ocorre?”.
Clique aqui para visualizar slides com instruções para a aplicação dessas técnicas.
Pensamento A3
O objetivo do relatorio A3 é apresentar de forma sintetizada e organizada a solução encontrada para o problema, fazendo caber todas as informações em uma folha A3. O relatório é uma representação do ciclo PDCA (Planejar-Fazer-Verificar-Agir) e tem como objetivo contar a história do problema, como será resolvido (plano de ação) e como saberemos que as melhorias foram implementadas (acompanhamento).
Canvas da Proposta de Valor
Este canvas apresenta uma série de perguntas com o intuito de se descobrir a tarefa que está sendo entregue ao cliente. Trata-se de uma ferramenta para auxiliar, primeiramente, na identificação de tarefas (problemas enfrentados), dores e ganhos do cliente e, posteriormente, nas propostas para aliviar suas dores, ou seja, os serviços ou produtos que possam ser entregues e os criadores de ganhos ao cliente.
Clique aqui para ver um vídeo explicativo sobre a utilização desse diagrama.
Clique aqui para fazer o download do diagrama.
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Clique aqui para fazer o download do diagrama.
Ferramentas Visuais para Estrategistas
Uma equipe de designers e profissionais no campo estratégia, modelos de negócios e design thinking se reuniu para produzir o livro “Ferramentas Visuais para Estrategistas”. Nele são listados e demonstrados visualmente um conjunto de ferramentas com diversas finalidades (algumas dessas ferramentas também foram apresentadas por mim logo acima.). Trata-se de um documento bastante objetivo que descreve brevemente o que é a ferramenta e como utilizá-la. Acredito que o objetivo do livro está muito aderente ao objetivo desse post e o espírito do blog. Por isso listo as ferramentas apresentadas, com a indicação da página no livro.
Para construir visão de longo prazo
- Canvas (p. 10)
- BSC / Balanced Scorecard (p. 12)
- Design thinking (p. 14)
- Oceano Azul (p. 16)
- Cinco Forças de Porter (p. 18)
Para tomar decisões
- Matriz BCG (p. 24)
- Diagrama de Pareto ou Curva ABC (p. 26)
- Matriz SWOT (p. 30)
- Pirâmide de Maslow (p. 32)
Para fazer acontecer
- Checklist 5W2H (p. 36)
- Matriz de Gerenciamento do Tempo (p. 38)
- A3 thinking (p. 40)
- Diagrama de Ishikawa (p. 42)
- Ciclo PDCA (p. 44)
- Matriz Ansoff - Produtos e mercados (p. 46)
O processo de cocriação (p. 50)
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